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segunda-feira, 30 de abril de 2007

GD "SOCIOLOGIA: ENSINO E PESQUISA"

UFF –Instituto de Ciências Humanas e Filosofia
Diretório Acadêmico Raimundo Soares
Convida professores, pesquisadores e alunos
GD "SOCIOLOGIA: ENSINO E PESQUISA"
09 de Maio de 2007, Quarta Feira
Bloco N, Sala do DA de Ciências Sociais 19:00
(tem se realizado nas mesas e cadeiras do gramado)
Pasta do DA "Ensino de Sociologia"
Na última reunião conseguimos trabalhar o capítulo VI "O Ensino da Sociologia na Escola Secundária Brasileira", da primeira parte do livro "A Sociologia no Brasil" de Florestan Fernandes. Este capítulo refere-se ao I Congresso Brasileiro de Sociologia ocorrido em 1954 e Florestan Fernandes nos dá uma idéia geral das questões levantadas por outros autores como Antônio Cândido, por exemplo, sobre o ensino da Sociologia.
Questões preliminares para a reflexão foram abordadas: se a Sociologia deve ou não ser ensinada; temas característicos do Brasil; em que nível de escolaridade deve ser implementada; diagnóstico da atual situação da educação brasileira (na época); algumas sugestões práticas. É importante nos apropriarmos desse conhecimento e reflexão pois não precisamos começar nossas pesquisas do marco zero, temos uma história, temos discussões e projetos construídos, não devemos seguí-los de forma mecânica mas devemos considerá-los em nosso processo de entendimento da realidade.
Dois momentos do texto nos chamaram atenção para darmos prosseguimento na próxima reunião: o primeiro foi colocado por Antônio Cândido, sobre definirmos com clareza em que nível a reflexão sociológica será considerada – como ponto de vista, como técnica social, ou como uma ciência particular?; e o segundo refere-se as sugestões práticas elencadas por Florestan Fernandes em forma de perguntas – que funções e razões para a inclusão da Sociologia?, Que concepção de Sociologia?, Por que da introdução? Demanda Universitária? Formação de personalidades?, Que funções no contexto atual? (da época e hoje), Que alterações de ordem pedagógica para o ensino de Sociologa?, Como o curso seria dividido?
Estas questões deveriam estar presentes constantemente em nossas reflexões. Mesmo aqueles que não têm podido comparecer ou seguir devidamente as leituras sugeridas, pedimos para que se façam autores de sua prática e pesquisa, e produzam algum texto ou parágrafo abordando as questões colocadas, ou acrescentando outras. Lembramos que não buscamos respostas prontas, mas aquelas que tentam aproximar, o máximo possível, o nosso cotidiano, da totalidade e contextos sociais no qual estamos inseridos no Brasil e no mundo. Não podemos esquecer que há um grande projeto educacional imposto aos países da América Latina e Caribe para homogeneizar os currículos desses para trabalharem de comum acordo com a expansão do sistema capitalista de produção da sociedade. Fiquemos atentos às "inovações".
Aguardamos o comparecimento nesta próxima reunião e algumas reflexões.

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